*
Ciências Neurológicas |
60h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
*
Aprendizagem e Neurociência |
60h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
*
Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental |
60h |
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC. |
*
Aprendizagem e Aplicação da Psicopedagogia Institucional |
60h |
Aplicabilidade Da Psicopedagogia Na Escola; Sobre A Psicopedagogia E Os Psicopedagogos; A Aprendizagem E A Aplicação Da Psicopedagogia; Institucional; Modelos Psicopedagógicos De Aprendizagem; Indisciplina Na Escola À Luz Da Psicopedagogia; Conceitos E Aplicações Sobre A Indisciplina; Teorias Psicológicas. |
*
Práticas Psicopedagógicas: Avaliação e Intervenção |
60h |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|