*
Metodologia do Ensino de Matemática |
60h |
Considerações Iniciais sobre o Ensino de Matemática; Alguns Períodos Importantes para a Evolução do Ensino da Matemática; Recursos Metodológicos; Os Conteúdos nos Ensinos Fundamental e Médio.
|
*
Lógica e Fundamentos da Matemática |
60h |
Estruturação da Lógica; Preposições e Conectivos; Construção de Tabelas-Verdade; Relações de Implicação e Equivalência; Propriedades dos Conectivos Lógicos; A Lógica na Teoria de Conjuntos; Argumentos; Sentenças Abertas e Qualificadores; Aplicações em Circuitos.
|
*
Introdução à Álgebra |
60h |
Relações; Função ? Aplicação; Função do Primeiro Grau; Função Quadrática; Função Modular; Função Exponencial; Logaritmos, Função Logarítmica.
|
*
Matemática Elementar |
60h |
Conjuntos (Diagramas de Venn; Notação implícita; Operando através de conjuntos); Conjuntos Numéricos; Relações; Funções.
|
*
Matemática Financeira |
60h |
Conceitos Básicos; Conceitos Fundamentais; Juros Simples; Juros Compostos; Comparativo entre juros simples e compostos; Taxas; Taxa efetiva; Taxas proporcionais e equivalentes; Comparação de taxas anuais; Fluxos de Caixa e Sistemas de Amortização; Introdução aos fluxos de caixa na matemática financeira; Valor presente e valor futuro; Tipos de fluxos de caixa; Sistemas de Amortização; Equivalência de Fluxos de Caixa; Pagamento no Final – Sistema de amortização Americano (SAM); Pagamento periódico de juros; Sistema de Prestações Constantes (SPC) - Modelo Price; Sistema de Amortizações Constantes (SAC); Comparando os diversos sistemas de amortização; Análise de Investimentos; Conceitos básicos; Taxa interna de retorno – TIR; Valor presente líquido – VPL; Comparação entre TIR e VPL; Índice de lucratividade (IL) e taxa de rentabilidade (TR); Descontos; Desconto Simples Racional, ou “por dentro”; Desconto bancário, comercial ou “por fora”. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|